top of page

NOSSO RABINO - JACQUES CUKIERKORN

 

O Rabino Jacques Cukierkorn, é um escritor e rabino brasileiro. Ele nasceu em São Paulo (1967), Brasil. Está casado com Denisse e é pai de duas filhas. Vive junto a sua família em Overland Park, Kansas, Estados Unidos, onde é o líder espiritual do Temple Israel da Gran Kansas City. É também vice-presidente da Sociedade para o Judaísmo Reformista Clássico e presidente da Associação de Rabinos de Kansas City. Foi ordenado rabino em 1994 pelo Hebrew Union College em Cincinnati, Ohio.

 

O Rabino Jacques Cukierkorn provém de uma linha de rabinos Hassídicos da Polônia. Seus avós paternos emigraram para o Brasil em 1929. Seu bisavô materno veio do Uruguai, em 1930, onde foi um dos fundadores da comunidade judaica do Uruguai. Jacques Cukierkorn é descendente de Pinchas Shapiro de Koretz, que era o discípulo favorito do Baal Shem Tov. Tambem é descendente de Natan Nate Shapira que era um Cabalista muito famoso chegando a ser rabino chefe de Praga e Cracóvia. Sendo seu tio-bisavô Meir Shapira de Lublin, um dos fundadores da Agudat Israel, da Yeshivah Chachmei Lublin, membro do Sejm (o Parlamento polonês) e criador da Daf Yomi (estudo diário de uma página do Talmude que é seguido por mais de um milhão de pessoas diariamente).

 

É principalmente conhecido por suas obras sobre o Judaísmo, em que busca explicar de maneira clara as tradições judaicas e as diferentes visões do Judaísmo atual, dentre elas está "Accessible Judaism: A Concise Guide to Judaism", traduzido em português com o título "Judaísmo Acessível: Um guia conciso dos valores e práticas do Judaísmo moderno". Também é co-autor, junto a Bill Tammeus, do livro "They Were Just People: Stories of Rescue in Poland During the Holocaust" de um livro sobre judeus poloneses durante o Holocausto. Publica habitualmente artigos em distintos periódicos e revistas.

 

É considerado um perito sobre os anussim ou cripto-judeus, como são conhecidos os descendentes de judeus que foram forçados a converter-se ao cristianismo e perseguidos pela Inquisição em Portugal, Espanha e suas colônias, mas que mantiveram em segredo sua identidade judaica e em alguns casos, até o dia de hoje. O Rabino Jacques Cukierkorn tem facilitado o retorno destes cripto-judeus em várias partes do mundo, chegando até a ser noticia em prestigiosos jornais israelenses como Haaretz e Jerusalem Post por ter ajudado a centenas de pessoas a converterem-se ou retornarem ao Judaísmo, principalmente na América Latina, mas também na Europa e nos Estados Unidos.

 

O Rabino Jacques Cukierkorn é fundador de Brit Brajá, primeira comunidade judaica de língua espanhola e portuguesa baseada na internet e direcionada principalmente aos descendentes de cristãos-novos. Ele assessora igualmente várias organizações internacionais de apoio aos descendentes de judeus da diáspora judaica, tais como o projeto Kulanu.

© 2013 by SINAGOGA BEIT MIDRASH YIRAT ELOHIM. Todos os direitos reservados.

  • c-tbird
  • c-facebook
bottom of page