top of page

conversão

O Processo de Conversão ao Judaísmo
Ainda que cremos que não é necessário ser judeu para ser justo, sabemos da necessidade de algumas pessoas para formar parte do povo judeu; por isso abrimos nossas portas àqueles que desejam ser, com todo o seu coração, judeus por eleição.
As conversões realizadas por um Rabino devidamente ordenado em qualquer instituição judaica reconhecida (ortodoxa, conservadora, liberal/reformista, reconstrucionista ou humanista) por ética devem ser plenamente reconhecidas por outros judeus a nível mundial, do contrário se entende que incorrem em um ato de discriminação, feito que em alguns países poderiam ter inclusive implicações legais.
Os convertidos são estimados pelo Judaísmo, já que em muitos lugares das escrituras Deus aconselha com relação a este assunto: “não afligirás, nem o oprimirás” (Ex 22:21), “Amarás ao converso” (Dt 10:19), “Também não oprimirás o converso” (Ex 23:9). O processo de cada um é individual. O tempo requerido depende de cada caso: pode durar um ano ou vários anos. O conteúdo dos estudos também varia segundo o conhecimento de cada um.
Abaixo se indicam os passos genéricos:
1. Ser aceito por um Rabino como aluno.
2. Um período de estudo* determinado por um Rabino.
3. Um exame final onde se determina se os conhecimentos e a atitude do candidato são os adequados.
4. Comparecer ante um Beit Din (Tribunal Rabínico).
5. Brit Milah ou Atafat Dan Brit (dependendo do caso).
6. Mikve ou imersão ritual em água corrente natural.
7. Firma de Teudat Guerut.
8. Copia do Certificado de uma agência central de arquivos judaicos.

* O período de estudo conosco varia entre um e dois anos, cuja base de estudos está no livro “Judaísmo Acessível: O Guia - Um guia conciso dos valores e práticas do judaísmo moderno” do Rabino Jacques Cukierkorn (pode ser adquirido em na Beit Midrash Yirat Elohim).
 

Os judeus liberais não são de nenhuma maneira proselitistas porém tampouco fazemos o processo de conversão mais difícil do que teria que ser, sempre e quando se há tomada uma decisão muito séria de se fazer judeu.


Perguntas sobre Conversão ao Judaísmo:
 

1. Existe alguma conversão reconhecida por todos?
R. Para entender este fenômeno é preciso saber que o Judaísmo não tem uma instituição que unifique os critérios sobre todos os judeus no mundo. Cada movimento judaico tem suas próprias diretrizes, assim como cada rabino seu próprio sentido de respeito pela autoridade de outros rabinos, motivo pelo qual alguns podem não reconhecer a judaicidade de alguém que se converteu com outro rabino do mesmo movimento. Devido a isto podemos afirmar com toda segurança que NÃO EXISTE UMA CONVERSÃO UNIVERSALMENTE RECONHECIDA. Por isto se adverte a que se converte, que existe a possibilidade de que este problema o tenha com bastante frequência.

 

2. Se me converto, posso ser membro de qualquer comunidade judaica?
R.
Todas as comunidades judaicas tem independência uma com a outra, por tanto conta também com seus próprios critérios de aceitação, simplesmente se alguém não cumpre com algum destes critérios não poderá ser membro desta comunidade.

 

3. Se faço mina conversão posso obter cidadania israelita?
R.
Ser judeu e ser cidadão israelita são duas coisas distintas. Quem busca uma conversão com o único propósito sincero de viver uma vida judaica, pode fazê-la em qualquer movimento judaico (ortodoxo, conservador, reformista, reconstrucionista ou humanista).
Porém se alguém quer fazer uma conversão ao Judaísmo com o propósito de obter uma cidadania israelita, o melhor é que busque um rabino ortodoxo em Israel e ainda assim em Israel o status de judaicidade de uma pessoa pode ser controverso, porque há divisões ainda entre o movimento ortodoxo onde não se reconhecem um ao outro como legítimo.

 

4. Se pode concluir uma conversão via online nesta comunidade?
R.
Não. As diretrizes estabelecidas pelo Rabino Jacques Cukierkorn e nossa comunidade tem estabelecido que uma conversão se conclui de:

 

  • maneira PRESENCIAL,
  • previa aprovação de um processo denso de estudos em matérias sobre Judaísmo,
  • um exame teórico final,
  • uma boa integração comunitária,
  • Brit Milah (no caso dos homens),
  • haver comparecido ante um Beit Din (Tribunal Rabínico) e finalmente
  • uma imersão ritual (Mikve).

 

5. Quanto custa uma conversão?
R.
A conversão não tem custo, pois não se trata de uma compra e venda de algo; no entanto o candidato a conversão deverá cobrir os gastos que se gerem para a correta culminação de seu processo formal de conversão.

 

6. As conversões liberais são mais fáceis que as ortodoxas?
R.
É um grave erro crer que algum processo de conversão possa ser mais fácil que outro, pois todo programa de conversão deve basear-se em submergir ao estudante aos princípios religiosos de um Judaísmo tradicional. A diferença radica no que o movimento liberal agrega o feito de forjar um caráter racional e analítico sobre a História, cultura, filosofia e compreensão dos textos contemporâneos do judaísmo na vida moderna.

© 2013 by SINAGOGA BEIT MIDRASH YIRAT ELOHIM. Todos os direitos reservados.

  • c-tbird
  • c-facebook
bottom of page